Curitiba de 09 a 12 de março. O que é IFS, quais benefícios, por quê certificar?

O IFS (International Featured Standards) compreende oito normas diferentes de alimentos e não-alimentares, cobrindo os processos ao longo da cadeia de suprimentos. É um “guarda-chuva de marca” para vários padrões de segurança e qualidade reconhecido pelo GFSI (Global Food Safety Initiative). No entanto, o IFS não especifica como esses processos devem ser, mas apenas fornece uma avaliação baseada em risco deles. Todas as normas contêm requisitos que ajudam os usuários na implementação de disposições legais relativas à segurança de alimentos e / ou produtos e fornecem diretrizes uniformes sobre alimentos, segurança de produtos e questões de qualidade. Uma certificação IFS mostra que a empresa certificada estabeleceu processos adequados para garantir a segurança de alimentos e / ou produtos e que considerou e implementou as especificações do cliente. A certificação está aberta a fabricantes de alimentos, embalagens, fornecedores de logística, fabricantes de produtos domésticos e de higiene, bem como atacadistas e varejistas.

A certificação IFS tem como objetivo verificar, se um fabricante pode produzir um produto seguro de acordo com as especificações do cliente e a legislações governamentais vigentes. Por este motivo, tanto a segurança como a qualidade do produto são um componente essencial de todas as normas IFS.

A IFS orientada para o produto e processo assume que a produção de produtos de alta qualidade só pode ser garantida através de processos que funcionam adequadamente. As normas IFS são padrões uniformes globais de segurança e qualidade, que garantem a transparência e comparabilidade em toda a cadeia de abastecimento.

Uma certificação IFS reduz os custos para auditorias longas e múltiplas e aperfeiçoa – através de relatórios uniformes e de uma base de dados moderna e amigável ao usuário – a gestão de fornecedores.

Na auditoria, os auditores individualmente testados e aprovados pela IFS verificam se a solução desenvolvida pela empresa realmente funciona e garante tanto a segurança do produto como a conformidade com as especificações do cliente. Esta auditoria requer um conhecimento aprofundado dos produtos específicos e sua fabricação. A qualificação de auditores é, portanto, crucial para o valor de uma certificação IFS. De acordo com este princípio, a IFS opera a nível mundial.

Vantagens de Certificar IFS

A abordagem baseada em risco, da certificação IFS, oferece flexibilidade em relação à implementação dos requisitos. A certificação IFS não é prescritiva e oferece vários benefícios importantes para as empresas que buscam excelência em qualidade, segurança e satisfação do cliente e buscam uma vantagem competitiva em seu mercado.

Benefícios do departamento de produção

• Melhor entendimento entre a gerência e a equipe em relação às boas práticas, normas e procedimentos
• Monitoramento do cumprimento dos regulamentos
• Uso mais eficaz dos recursos
• Menor necessidade de auditorias de clientes
• Auditorias independentes de terceiros
• Maior flexibilidade através da implementação individual devido a uma abordagem baseada em risco

Benefícios do departamento de marketing

• Reputação de negócios aprimorada mundialmente como fabricante de produtos seguros e de alta qualidade
• Capacidade de negociar com clientes que exigem auditorias de terceiros
• Uso do logotipo e certificado IFS para demonstrar conformidade com os mais altos padrões

Benefícios gerais

• Segurança e qualidade dos produtos em empresas industriais nacionais e internacionais
• Irregularidades que afetam a segurança alimentar ou requisitos legais, devem ser imediatamente corrigidas
• Gestão de Risco aprimorada através de relatórios de auditoria IFS
• Redução de suas próprias auditorias de fornecedor e evitar inspeções duplas do mesmo conteúdo
• Harmonização a um catálogo de requisitos
• Reduzir devoluções e reclamações dos clientes
• Melhorar a segurança jurídica
• Use a base de dados IFS para uma rápida visão geral
• Acesso a todos os temas atuais e conferências sobre segurança de produto
• Acesso a treinamentos individuais

A IFS Food é mais que uma norma de segurança dos Alimentos, ela combina segurança dos alimentos e qualidade com avaliação da satisfação do cliente, pesquisa e desenvolvimento, boas práticas de fabricação, aspectos de higiene, rastreabilidade, organismos geneticamente modificados, alergênicos, material de embalagem, fraude em alimentos e defesa dos alimentos.

A norma IFS PACsecure Standard foi criada para avaliar a qualidade e segurança dos materiais de embalagem e a conformidade com os requisitos do cliente, mas também como uma ferramenta para apoiar as empresas a atender novos requisitos de qualidade, transparência e eficiência resultantes da globalização e melhorar a integridade do produto em toda a cadeia de suprimentos.
O IFS PACsecure foi desenvolvido para fabricantes de embalagem flexível, plástico rígido, papel, metal, vidro e outros materiais naturais. Com o objetivo de fornecer segurança alimentar para embalagens, estabelecer um padrão comum com um sistema de avaliação uniforme, trabalhar com organismos de certificação credenciados e auditores qualificados aprovados pelo IFS, garantir comparabilidade e transparência em toda a cadeia de suprimentos, reduzir custos e tempo para fabricantes e varejistas e em conformidade com os requisitos GFSI.
IFS Academy

Os cursos, que são parcialmente adaptados ou iniciados a pedido dos clientes são desenvolvidos e atualizados regularmente pela equipe técnica da Academia IFS, em estreita cooperação com peritos de várias indústrias. Aqui, é dada especial atenção para a relevância prática e legibilidade do conteúdo. Por esta razão, a IFS opera a nível mundial através de instrutores experientes e especialmente treinados, muitos dos quais têm ativamente desenvolvido normas IFS.

Acontecerá em Curitiba de 09 a 12 de março treinamento oficial da IFS Food, IFS PacSecure e formação em auditor interno pela instrutora credenciada IFS Irene Popper. Mais informações pelo e-mail consultoria@sincabima.org.br e pelo telefone 41-35695692.

A IFS oferece algumas ferramentas gratuitas como aplicativo para realização de auditorias internas e vários documentos disponíveis para download para auxiliar as empresas na implementação e manutenção da certificação IFS. Podem ser encontradas no site https://www.ifs-certification.com/index.php/en/download-standards?item=251.

Veja também o IFS Filmes Simple Show:

Fonte: Materiais IFS e https://www.ifs-certification.com/index.php/en/

Patrícia Amarante