O Sincabima, em parceria com a FIEP e mais seis sindicatos – Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep, encabeçou a criação do INPAR (Instituto Paranaense de Reciclagem). Com a finalidade de gerenciar os projetos de Logística Reversa, iniciados em 2014, o Instituto pretende incrementar as iniciativas ambientais com soluções econômicas e seguras para as empresas do setor alimentício.
Como as adequações às exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê, entre outras exigências, os acordos setoriais firmados entre o Poder Público e os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, a fim de promover a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o INPAR passa a ser o órgão paranaense que garante esta implantação. Ou seja, as empresas que estiverem associadas ao instituto estarão asseguradas, no âmbito estadual e nacional, e poderão comprovar perante os órgãos fiscalizadores e no momento da renovação da licença de operação, que participam do acordo setorial e que contribuem para as ações exigidas pelo Governo.
Por isso, o Sincabima convida todos os seus filiados a se associarem ao INPAR, que será lançado oficialmente no dia 05 de julho na Sala dos Conselhos no Campus da Indústria da FIEP, e a estarem respaldados por meio do cumprimento das normas exigidas pelo PNRS. Só poderão se associar ao instituto empresas vinculadas aos seus respectivos sindicatos patronais.