Barion recebe Prêmio Sesi ODS 2017

Empresa recebeu o selo ODS pelo desenvolvimento do projeto “Regulação da assimilação de efluentes hídricos”

A Barion Indústria e Comércio de Alimentos S/A recebeu o selo ODS, no Prêmio Sesi ODS 2017, classificada entre os cinco finalistas na categoria Média Indústria. O evento contou com a presença de mais de 230 marcas. A iniciativa seleciona projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda da ONU que deve ser implementada por todos os países até 2030. Desde 2006, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, articula o Movimento Nós Podemos Paraná, que tem trabalhado em parceria com lideranças, instituições e cidadãos paranaenses para o alcance dos ODS.

A empresa foi selecionada com o projeto “Regulação da assimilação de efluentes hídricos”, que se enquadra com a prática do ODS número 6 – Garantir disponibilidade e manejo sustentável de água e saneamento para todos. A unidade fabril de Colombo gera, indiretamente, impactos na bacia hidrográfica do alto Rio Iguaçu. Por isso, há alguns anos, a Barion implanta novos procedimentos operacionais em sua linha produtiva para a redução da concentração da carga orgânica em seu efluente industrial, que é destinado à rede coletora da concessionária local.

Os objetivos do projeto são: conscientizar os colaboradores da importância da correta execução dos procedimentos de limpeza de resíduos e dos impactos destas ações; reduzir a concentração da carga orgânica do efluente industrial a partir de novos procedimentos e práticas no processo produtivo; calcular o impacto dos efluentes na rede coletora da concessionaria local e mensurar o custo necessário para prevenir a perda de qualidade da água no ponto de lançamento de efluentes.

Para desenvolver o projeto, a Barion participou de vários encontros do Projeto TeSE – Tendências em Serviços Ecossitêmicos durante todo o ano de 2016. O TeSE é uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). O projeto tem o objetivo de desenvolver estratégias e ferramentas destinadas à gestão empresarial de impactos, dependências, riscos e oportunidades relacionados a serviços ecossistêmicos.

Após realização dos treinamentos, houve mudanças na atitude dos colaboradores no processo fabril e de limpeza. Isso refletiu nos resultados dos laudos de análises do efluente de saída da fábrica (coletados antes de chegar à estação de tratamento), principalmente nos parâmetros de demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e a química de oxigênio (DQO). Após um ano, a redução de DBO foi de 1.703 mg/l para 227 mg/l, e de DQO de 3390 mg/l para 682 mg/l.

Cases empresariais de valoração de serviços ecossistêmicos

Um estudo de caso do projeto “Regulação da assimilação de efluentes hídricos”, da Barion, está na publicação dos cases empresariais de valoração de serviços ecossistêmicos, lançada dia 25 de outubro. O relatório apresenta casos de empresas para criar um conjunto de referências da aplicação da valoração de serviços ecossistêmicos e alguns dos riscos e oportunidades relacionados aos negócios e faz parte da iniciativa empresarial Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE), lançada em 2013 pela GVces/ EAESP-FGV.

Desde 2014, foram publicados vinte casos empresariais de aplicação das Diretrizes Empresariais para a Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos (DEVESE 2.0) e sua respectiva ferramenta de cálculo. Em 2016, dez novos casos empresariais foram desenvolvidos, sendo oito casos de valoração de serviços ecossistêmicos e dois casos pilotos de gestão empresarial de serviços ecossistêmicos. Os cases contribuem para criar um conjunto de referências da aplicação da valoração de serviços ecossistêmicos no âmbito empresarial e para o diagnóstico de oportunidades de melhoria das DEVESE e sua ferramenta de cálculo, ambos compromissos da TeSE.

Confira a publicação na íntegra aqui. E veja todos os detalhes do case da Barion aqui.

Palavra da Presidente

Uma alegria fazer coro com os meus antecessores na celebração dos 84 anos do Sincabima, no qual tenho a responsabilidade e privilégio de presidir neste mandato. Muitos são os desafios

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se