Palavra da Presidente

Eloisa Helena Orlandi

O início do milênio foi marcado por escândalos envolvendo fraudes contábeis em duas companhias “blue chips” na bolsa de valores norte americana.

Se os efeitos foram devastadores, por um lado, que custou a reputação de uma das “big five” empresas de auditoria do mundo, por outro lado, foi um divisor de águas.

O movimento no mercado financeiro nunca mais foi o mesmo e os valores sociais começaram a ser resgatados, aqueles já apresentados por Milton Friedman nos idos de 1970 na sua Teoria do Valor do Acionista, publicada pela primeira vez no ensaio The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits (A Responsabilidade Social do Negócio é Aumentar o seu Lucro – em tradução livre).

Controverso como possa ainda ser, o fato é que cada vez mais há um consenso crescente de que a estratégia de negócios não deve ser apenas sobre a maximização do lucro, mas as empresas que tem um propósito vão além, buscando um crescimento sustentável de longo prazo, podendo o ESG (sigla em inglês para Environment Social Governance) ser um dos pilares dessa iniciativa.

Ciente do seu papel como entidade representativa de indústrias do setor de alimentos, principal combustível da existência humana, o Sincabima abraçou essa causa, sendo o primeiro sindicato filiado à FIEP a buscar o selo ESG através do Instituto SER, uma proposta que vem cunhada no senso de missão que permeia a nossa existência no planeta.

Há ainda um caminho a se percorrer nesse processo de certificação, que vai desde a quebra de conceitos pré-estabelecidos e busca da essência de cada ação até a materialização do projeto em si, de execução continuada e efeitos que se perpetuam nas gerações. 

Desafio você a reconsiderar os valores da sua empresa e a se juntar a nós por um mundo melhor.

Destaque desta edição, a minha participação no 17º Congresso Internacional das Indústrias de Alimentos ABIMAP – ABICAB. 

Vale conferir, também, a história dos nossos associados, contada em cada nova edição.

Boa leitura.  

Associe-se