A Lightsweet Indústria e Comércio de Alimentos Ltda foi fundada em abril de 1990 pelo professor Amaury Couto, que havia realizado pesquisas sobre stevia como professor na Universidade Estadual de Maringá e teve a ideia de criar produtos que ajudasse a resolver um problema: eliminar ou reduzir a ingestão de açúcares no dia a dia.
Inicialmente, a produção se restringia a adoçantes, mas com o passar dos anos, por conta do reconhecimento de mercado, surgiu a necessidade de ampliar o portfólio de produtos.
Assim, para satisfazer as necessidades dos consumidores, a empresa possui duas marcas de varejo, Lowçucar e Magro, que juntas somam mais de 150 itens que possuem o desafio de surpreender até os paladares mais exigentes com produtos saborosos e saudáveis.
A empresa é associada ao Sincabima desde fevereiro de 2015 e, desde sua fundação, conta com mais de 32 anos em que dedicação e esforço estão pautados em um lema: saúde com sabor para dias verdadeiramente saudáveis. Atualmente com 195 funcionários, é uma marca reconhecida em todo o território nacional por sua qualidade e compromisso com o consumidor.
Produtos comercializados e planta industrial
O portfólio de produtos Lightsweet conta com alimentos saudáveis com restrição total ou parcial de açúcar. São adoçantes (líquido, pote e sachet), alimentos (bolos, chocolate, creme de avelã, pó para preparo de leite condensado, sal light), biscoitos (wafer, maisena, recheado, leite, rosquinha), pós para preparo de sobremesas (pudins, gelatina, mousses, manjar, flan) e bebidas (achocolatado, refresco e chás). Atualmente, o carro chefe da marca é o Açúcar Light Magro.
A capacidade de produção impressiona: a atual sede da empresa, construída em 2009 na cidade de Marialva, conta com uma área construída de 6.000m2 que abrange toda a fábrica, armazenagens e escritórios. Muito em breve, a marca irá finalizar a construção de uma nova fábrica, com 10.000m2, que certamente potencializará sua capacidade comercial.
Metas e visão de futuro
Para se adaptar à sustentabilidade e ao novo momento de reuniões online e de teletrabalho, a empresa implantou internamente diversos sistemas de acompanhamento de processos e indicadores, aprovações e tomadas de decisão, visando eliminar o uso de papel nos diversos setores.
Em fábrica, o uso de automação das informações de produção conta com ajuda de softwares para acompanhamento de mercado e trade marketing. Atentos às mudanças de hábito do consumidor, a Lightsweet hoje investe em uma nova plataforma e-commerce, a tododiasaudavel.com.br.
“Além disso, a marca tem se preparado para, nos próximos anos, ampliar seu portfólio de produtos e pesquisando novos segmentos de mercado. Por ser uma empresa familiar, a Lightsweet tem como plano fortalecer suas estratégias de Governança e de atuação em canais digitais”, revela o Diretor Executivo da Lightsweet, Cezar Couto, representante da segunda geração dos fundadores da empresa.