Sincabima participa da cerimônia de Indicação Geográfica da Balas Antonina

No sábado, 19 de novembro de 2022, a cidade de Antonina, no Litoral do Paraná, viveu um momento singular: seus habitantes e produtores locais comemoraram a conquista da Indicação Geográfica (IG) da bala de banana. 

O evento foi realizado no famoso Theatro Municipal da cidade e coroou os esforços dedicados à obtenção desse certificado por parte do Sebrae/PR, da Prefeitura de Antonina, da Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes (Aprobam) e do Fórum Origens Paraná. 

Tal indicação permite às empresas locais – a marca Antonina (do papel verde) e a Bananina (laranja) – utilizarem o selo de Indicação Geográfica outorgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O volume de produção de ambas é bastante expressivo, ultrapassando a confecção artesanal de mais de 24 toneladas de balas ao mês. 

Conquista significativa e reconhecimento do Sincabima

A partir da cerimônia, toda essa produção artesanal de doces passa a ter a chancela de Indicação de Procedência (IP), título que reconhece o município de Antonina como centro de produção e referência nacional como produtoras da bala de banana. 

Tal certificado só é ofertado a empresas regionais que desenvolvem produtos ligados ao saber fazer local, à história e à tradição. “Levamos oito anos para conseguir este selo, e o impacto dessa indicação geográfica nos dará um diferencial importante. O selo do INPI agregará ainda mais valor à nossa marca, fazendo com que nosso produto seja reconhecido ainda mais por sua importância, além de fomentar a economia e o turismo da região”, comemora Rafaela Takasaki Corrêa, sócia-proprietária das Balas Antonina – neta e filha dos fundadores da empresa, João Soter Corrêa e José Carlos Corrêa, já falecidos. 

“Nosso sindicato tem muito orgulho em ter em seu quadro de associados desde 27 de setembro de 2016 uma empresa que se tornou referência nacional, a Bala Antonina, que passou por todo esse processo de avaliação para que essa indicação fosse outorgada”, comenta Eloísa Helena Orlandi, presidente do Sincabima.

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se