PALAVRA DA PRESIDENTE

Eloisa Helena Orlandi

Não é verdade que o ano se inicia depois do carnaval.

Conta-se a história que um fazendeiro da região litorânea do Atlântico constantemente fazia anúncios para contratar trabalhadores. Eles temiam as terríveis tempestades que assolavam o Atlântico, destruindo as construções e as plantações. Finalmente, um homem baixo, magro, já bem além da meia-idade, aproximou-se dele.

— Você é bom trabalhador agrícola? — o fazendeiro lhe perguntou.

— Bem, eu consigo dormir quando o vento sopra — o homem respondeu. Embora sem entender muito aquela resposta, o fazendeiro o contratou. O homem trabalhava bem na fazenda, atarefado do nascer ao pôr do sol, e o fazendeiro estava satisfeito com seu desempenho.

Então, certa noite, o vento soprou forte, vindo do mar. O fazendeiro pegou uma lanterna e correu para a parte da casa onde morava o trabalhador.

— Levante-se! — ele gritou. — Uma tempestade está começando! Amarre todas as coisas antes que sejam levadas pelo vento!

O homem virou para o outro lado e disse firmemente:

— Não, meu senhor, eu lhe disse… Eu consigo dormir quando o vento sopra.

Enfurecido, o fazendeiro correu para fora a fim de se preparar para enfrentar a tempestade. Para sua surpresa, ele percebeu que toda a palha havia sido coberta com lona, as vacas estavam no curral, as galinhas estavam no galinheiro, as portas trancadas. O fazendeiro finalmente compreendeu o que seu empregado tinha dito, então ele retornou para sua cama e foi dormir.

Não sei se essa é uma história verídica, mas o fato é que tempestades ocorrerão ao longo de 2022.

Como nos preparamos fará toda a diferença quando o vento soprar.

Então, feliz 2023 – sim, 2023, pois 2022 já começou.

Associe-se