Palavra da Presidente

Eloisa Helena Orlandi

Mês bastante intenso para as indústrias de cacau e similares, abril fecha as suas portas com um retrospecto interessante.

A páscoa rendeu bons negócios para o setor, a despeito dos desafios da economia que ainda atormentam o industrial paranaense, que oscilam entre otimismo e atenção.

Do lado do setor púbico, a notícia do Governo do Estado que trata do parcelamento de dívidas tributárias e fiscais aliviam a pressão para aquelas indústrias que precisam ajustar as contas com o Leão. 

E aqui, do nosso lado, temos trabalhado fortes para agregar cada vez mais valor ao nosso Sincabima e seus associados.

Demos a largada para as negociações da nova Convenção Coletiva de Trabalho com o STIP e FEAPAR com alguns avanços que nos favorecem, sem prejudicar o trabalhador na manutenção do seu emprego. 

Também iniciamos o ciclo de treinamentos e palestras e o processo de certificação ESG junto ao Instituto SER, o que fará do Sincabima, o primeiro Sindicato do Paraná a receber esse selo, uma demonstração visível de que não basta produzir alimentos – é preciso cuidar do planeta onde esse alimento é produzido.

E para isso, cada um precisa fazer a sua parte, tanto para garantir a sustentabilidade para as futuras gerações, como a continuidade das ações que o Sincabima promove para as indústrias de sua base.

Ou teremos surpresas, como naquela festa, conta a estória, que estava sendo preparada em uma aldeia. Foi solicitado que todos os aldeões ajudassem a proporcionar bebida apropriada e suficiente e que despejassem uma garrafa do seu melhor vinho num grande barril. Todos concordaram.

Mas alguém raciocinou assim: “Quem irá saber se eu colocar água ou vinho no barril? Se eu encher a garrafa de água, não vai diluir quase nada o vinho; ninguém vai notar a diferença”.

Por fim chegou o grande dia da festa e os serventes entraram em ação. Porém, ao abrirem a torneira do barril, começou a sair água do barril de “vinho”. Todos na aldeia tiveram a mesma ideia.

Ninguém, absolutamente, substitui o que só você pode fazer.   

Junte-se a nós e boa leitura.

Associe-se