Feiras de negócios: use-as a seu favor

editoria-negocios

Espaços são democráticos e devem ser bem aproveitados

Participar de feiras e encontros de negócios é um grande pontapé para a inovação e abertura de novos mercados. Fazer parte destas atividades traz grande visibilidade para as empresas, já que esses eventos são como uma mídia presencial para produtos. Além disso, tais espaços são democráticos, já que todas as empresas podem participar. Em um mesmo ambiente, indústria, varejo e atacado podem negociar e criar parcerias. No entanto, participar de feiras como expositor requer planejamento e dedicação em todas as etapas do processo – desde a pré-feira, até o momento de pós-feira.

O representante da deve sempre levar seu cartão de visitas, e a empresa deve ter um site atualizado, conhecer o valor em dólar de venda de seu produto ou serviço para exportação e ter amplo conhecimento do produto para iniciar as negociações para futura venda. Estabelecido o primeiro contato durante o evento, é de vital importância a continuidade dos contatos, a conversa, a negociação de preços e prazos, o envio de amostras, acompanhamento do interesse do comprador. Não se pode deixar escapar a oportunidade de levar adiante a negociação iniciada e deve haver um prazo de continuidade das ações para que as sementes que já foram plantadas não morram.

As ações de pós-negociação, por sua vez, são muito mais do que uma simples filosofia institucional. São, principalmente, as atitudes e comportamentos do próprio negociador, que pode criar o próximo passo para o crescimento da empresa.

 

Dicas para uma experiência bem-sucedida

  • Faça um registro das empresas com as quais você conversou e anote detalhes que chamaram sua atenção sobre a empresa, o negociador e o produto;
  • Faça um relatório com suas avaliações e conclusões. Liste os pontos fortes e os pontos que podem ser melhorados;
  • Compartilhe a experiência dentro da empresa e fortaleça a cultura exportadora.
  • Não deixe a comunicação morrer com os clientes prospectados – em especial se houve comprometimento de enviar informações.
  • Nunca deixe um potencial cliente sem resposta.

Palavra da Presidente

O mês de novembro de 2022 iniciou de maneira otimista para o setor de alimentos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstraram que, após um ciclo de

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se