É preciso manter o mercado interno ativo e buscar inovações
Em que nível econômico estará sua empresa em cinco anos? Quais os diferenciais que seu produto oferece ao mercado nacional e internacional?
Esses são desafios que vão além dos obstáculos cotidianos de um empresário brasileiro, que pensa em expandir seus negócios no mercado. É preciso manter o mercado interno ativo, buscar inovações, ter o produto preparado para a concorrência que está cada dia mais acirrada – mesmo no mercado interno, o produto precisa ter um alto nível de qualidade, já que a concorrência internacional também precisa ser levada em consideração.
Trabalhar o mercado externo como um novo desafio e um caminho complementar a ser trilhado possui excelentes pontos positivos, uma vez que:
- Nenhum país é autossuficiente;
- Todo país precisa importar alguma coisa, sejam bens ou serviços;
- Quem trabalha com qualidade e competitividade sempre terá clientes interessados em seu produto ou serviço;
- Muitas empresas erram por não persistirem em seu processo de internacionalização ou por buscarem resultados imediatos.