Segurança alimentar: uma entrevista com a Gerente Geral de Alimentos da ANVISA

Uma das palestras mais aguardadas do IFS Focus Day foi sobre atualidades da legislação sanitária de alimentos com enfoque na rotulagem de alergênicos e de lactose. Ela foi ministrada pela Gerente Geral de Alimentos da ANVISA, Thalita Antony de Souza Lima. Conversamos com ela para compreender as prioridades da Agência quando o assunto é segurança aNotícias Sincabima Entrevista ANVISAlimentar.

A que está ligado hoje a qualidade e segurança de alimento?

Ao próprio processo seletivo, ao modo como a cadeia produtva produz aos alimentos, ao próprio consumidor – como é passada a ele essas informações, por meio de propaganda e rótulos e o papel das autoridades reguladoras, como anvisa e órgãos de vigilância sanitária.

Você poderia nos contar sobre as novidades na legislação em que você focou na palestra?

Eu foquei principalmente na construção da agenda regulatória 2017-2020, e nas prioridades da ANVISA que serão abordadas ao longo deste período. Eu abordei dois regulamentos que foram muito discutidos recentemente: alergênicos e lactose. Em fevereiro tivemos duas resoluções RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) em relação à lactose. Elas determinam como os alimentos que contêm lactose devem apresentar essa informação no rótulo.


Nesta agenda, qual prioridade você destaca?

Principalmente da necessidade de participação do setor na construção dessa agenda. Toda a indústria brasileira está incluída nisso, portanto, também os alimentos. Estamos ouvindo a indústria e, a partir desta etapa, utilizaremos as sugestões recebidas para fazer a agenda. A participação do setor na construção dessa agenda é muito importante.Só assim podemos melhorar questões que possam estar trazendo prejuízo à sociedade.

Qual a importância de um evento como este para o setor de alimentos?

O principal objetivo é estreitar relações entre a Anvisa e o setor – é por isso que estou aqui. Mostrar a ANVISA como um órgão aberto ao diálogo, para estabelecer uma relação de parceria, para que possamos cuidar da saúde da população sem entraves desnecessários. A Anvisa está aberta ao diálogo.

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se