Confira como foi o lançamento do Instituto Paranaense de Reciclagem

Objetivo da entidade é adequar as empresas à Política Nacional de Resíduos Sólidos

No dia 05 de julho, o INPAR foi lançado em um evento que aconteceu no Campus da Indústria e reuniu empresários, políticos, representantes de meio ambiente e formadores de opinião. Com o objetivo de reduzir impactos ambientais dando uma destinação adequada às embalagens das indústrias de alimentos, a iniciativa é do Sincabima e mais seis sindicatos patronais – Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep – e conta com o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e parceria com a Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore) da FIERGS.

“A legislação sobre este tema coincidiu com o início da nossa gestão e desde então estamos trabalhando no sentido de apoiar as indústrias para que elas se adequem e possam cumprir a lei”, disse Edson Campagnolo, presidente da Fiep, no lançamento do Inpar.

Campagnolo lembrou que no começo as indústrias chegaram a ser vistas como vilões, como se não estivessem tomando inciativas e sendo proativas. “Mas desde o início estavam, sim, preocupadas e buscando se adequar”, disse, acrescentando que o Inpar vem para propor uma solução que dá segurança e tranquilidade para o micro, pequeno, médio e grande empreendedor. “Esta é uma questão de sustentabilidade e este protagonismo é muito importante”, reforçou.

IMG_9999

Cooperativas de catadores

O Inpar será presidido por Rommel Barion, presidente do Sincabima, que encabeça um comitê de empresários do setor alimentício. Ele explicou que o Instituto fará ações com as cooperativas de catadores de recicláveis e com empresas que fazem a reciclagem. “Além disso, vamos também promover ações de educação ambiental porque não basta apenas atacar as questões legislativas. Temos que focar na educação”, ressaltou.

O lançamento contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Antonio Carlos Bonetti. Ele disse que a secretaria apoia a iniciativa. “A legislação existe, mas apostamos sempre na participação da sociedade. Neste caso, não precisamos da fiscalização, mas da consciência dos empresários que, de forma organizada, como no Inpar, estão fazendo a sua parte”, destacou.

O Inpar – O Inpar foi idealizado nas reuniões do Comitê Gestor de Logística Reversa do setor de alimentos e contou com as consultorias da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiep e do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química.

IMG_9999_2

IMG_9999_3

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se