Quero internacionalizar o meu produto, e agora?

Confira algumas dicas

Internacionalizar não significa somente exportar, mas é uma oportunidade para consolidar e desenvolver produtos e serviços. “Atuar no mercado global é importante para também se manter competitivo no mercado interno. Para isso, é preciso ter tecnologia, informações atualizadas e um modelo de negócio adequado”, explica Reinaldo Tockus, gerente de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Confira algumas dicas para internacionalizar seu negócio:

1-Analise se sua empresa tem capacidade

Apesar de o câmbio estar favorável, isso não significa que qualquer empresa pode se lançar no mercado exterior. É preciso estar preparada para um mercado mais exigente.  Caso não esteja madura em relação ao processo, busque por capacitação.

A busca por treinamentos e serviços específicos, de acordo com levantamento do Centro Internacional de Negócios do Paraná da Fiep, aumentou de 2014 para 2015.  As capacitações tiveram um aumento de 196% e as consultorias de inteligência comercial registraram acréscimo de 144%.

2- Invista em relações duradouras

Depois de verificar se a empresa se preparou para iniciar as atividades no mercado internacional, é preciso pensar em manter relações a longo prazo. “A desvalorização cambial do real traz uma oportunidade para atuar no comércio exterior, mas só isso não é o suficiente; a empresa precisa pensar a longo prazo e consolidar os clientes internacionais. Que seja uma estratégia do negócio da empresa atuar no mercado global”, alerta Reinaldo.

3- Busque formas de alavancagem financeira

Como qualquer ampliação de mercado, comercializar no exterior exige investimento financeiro.

A paranaense Rotary Speto, empresa que vende espeto giratório, vê uma grande oportunidade de negócio e está pronta para a internacionalização. “Estamos em um momento de alavancagem financeira”, conta Paulo Henrique Vallascky, business manager da empresa.

Para a viabilidade econômica, a empresa constantemente busca por informações e novidades sobre o comércio exterior. Recentemente, participou de um Seminário de Crédito, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em parceria com o Banco do Brasil, para obter informações sobre os recursos para exportar. “Através do evento a Fiep facilitou o contato com o agente financeiro, que muitas vezes não vê potencial de negócio”, afirma.

Marcio Ferraro, gerente executivo do Banco do Brasil, afirma que há uma política nacional de incentivo à exportação e um volume de crédito disponível para as empresas. “Há linhas para todo tipo de porte de empresa, algumas delas mais baratas que o crédito interno”, esclarece Ferraro.

Ainda são poucas empresas que atuam no mercado global.  Em 2015 eram 16 milhões de empresas no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Destas, apenas 12 mil exportavam seus produtos.

A Fiep oferece assessoria às empresas na busca por formas de financiamento. Saiba mais.

Poliane Brito

Palavra da Presidente

Uma alegria fazer coro com os meus antecessores na celebração dos 84 anos do Sincabima, no qual tenho a responsabilidade e privilégio de presidir neste mandato. Muitos são os desafios

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