Indústrias alimentícias: por que se associar a um sindicato patronal?

Entenda o papel do associativismo e a importância desta representação legal no setor

Diante da instabilidade do cenário econômico, os sindicatos patronais se tornaram agentes importantes na defesa de interesses das empresas alimentícias, uma vez que desenvolvem ações proativas e inovadoras que visam representar e orientar as organizações, possibilitando condições competitivas mais seguras e efetivas. Esse associativismo proporciona ao empresário uma expansão do diálogo com trabalhadores e sindicatos, amplia as discussões de assuntos ligados à mão de obra, legislações, entre outras questões, além de fazer o assessoramento jurídico, o que diminui a burocracia de algumas etapas.

Seguindo este compromisso há 74 anos, o Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Paraná (Sincabima) conta com 27 empresas  associadas que, de acordo com Rommel Barion, presidente do Sincabima, além da representação política, desfrutam de outros inúmeros benefícios, dentre eles: as ações coletivas, possibilidades de treinamentos técnicos na área de alimentos, cursos e apoio das entidades de classe, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) – representante legal das empresas do setor industrial no estado. Além disso, hoje, o sindicato possui 900 indústrias filiadas.

A Pipoteca, tradicional empresa paranaense especializada na produção e distribuição de alimentos industrializados, encontrou no Sincabima a assessoria que precisava nos mais variados assuntos. “Se a empresa tivesse que ir atrás sozinha de algumas informações, seria muito mais difícil”, completa Alcione dos Santos, diretor comercial da Pipoteca. Ainda sobre o papel do Sincabima, Santos diz: “o sindicato possibilita que tenhamos acesso às melhorias na indústria, o que reforça os objetivos da entidade em representar legalmente o setor de alimentos nas negociações de convenções coletivas da categoria e nos demais compromissos do setor”.

Um resultado recente desta representação e compromisso do Sincabima com as indústrias de alimentos, foi o ganho de causa na ação movida contra o INMETRO e IPEM/PR, referente a cobrança indevida da Taxa de Serviços Metrológicos, que, por decisão judicial, foi declarada ilegítima sobre a fiscalização das balanças destinadas às atividades internas das empresas representadas pela organização. “A ação foi movida para defender os interesses das empresas associadas no que se refere ao abuso das autoridades, porque entendemos que a cobrança realizada na fábrica para a aferição de balança não era justa”, declara Barion.

Além do assessoramento jurídico, ainda há outra vantagem oferecida pelo sindicato para as empresas parceiras. As viagens técnicas ou missões para feiras realizadas em outros países, possibilitam que os associados conheçam novos mercados, tendências, tecnologia e os mantêm atualizados com o mercado global. O próximo destino será Dubai, em fevereiro de 2018, na feira internacional Gulfood– encontro de grande importância para o setor.

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se