Fiep, 73 anos atuando pela competitividade

Referência na defesa dos interesses e na oferta de soluções para o desenvolvimento sustentável do setor industrial paranaense. Assim pode ser definida a Federação das Indústrias do Paraná, que neste 18 de agosto completa 73 anos de fundação. Mais do que exaltar o trabalho de empresários e colaboradores que a transformaram em uma das mais importantes entidades representativas do Estado, a Fiep comemora seu aniversário com foco no fortalecimento de sua estrutura e com olhar no futuro.

Reforço ao associativismo

Os sindicatos industriais filiados são a razão de existir da Fiep. São eles que fazem a conexão com as indústrias e unem o setor em busca de um ambiente mais propício aos negócios. Para reforçar o trabalho dos sindicatos e o associativismo, a Fiep criou as Casas da Indústria. Nelas, o Sistema Fiep também realiza ações e capacitações, oferecendo informações que possibilitam o desenvolvimento das empresas e de seus colaboradores, além de fomentar parcerias.

Atualmente, elas estão instaladas em dez cidades. A última foi inaugurada na quarta-feira (9), em Irati. No próximo dia 24, ocorre a inauguração oficial da unidade de Maringá, que já está em plena atividade. Completam a lista os municípios de Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa e Rio Negro. Em breve, Curitiba também ganhará um desses espaços.

Internacionalização

Também como forma de gerar novas oportunidades de negócios para a indústria, a Fiep incentiva a atuação das empresas no mercado internacional. Para dar suporte a esse processo, o Centro Internacional de Negócios (CIN-PR) oferece desde a capacitação até a emissão de documentos de origem para viabilizar a venda de produtos ao exterior. A Fiep também recebe comitivas estrangeiras que vêm buscar parcerias com indústrias paranaenses e promove missões a outros países para que os empresários conheçam de perto a realidade de diferentes mercados

Jornada digital

Além da estrutura e dos serviços que a Fiep já disponibiliza para que as empresas se desenvolvam, a entidade está preocupada também em despertar na indústria paranaense a atenção para uma verdadeira revolução: a Indústria 4.0. Esse novo conceito, que cria fábricas mais inteligentes e trará mudanças na venda, produção, entrega e uso das mercadorias, exige que sejam repensados processos, custos, projetos, qualidade e a forma de negociar. Esse novo modelo será tema da “Jornada para o mundo digital”, que o Sistema Fiep promove nesta quarta-feira (16), em Curitiba.

Tudo isso mostra que a Fiep, em suas mais de sete décadas de atuação, acompanhou as principais evoluções e tendências ao longo do tempo. Assim, a entidade continua sendo uma referência no suporte às empresas, junto com os sindicatos que estão próximos a elas. Sempre buscando caminhos para aumentar a competitividade da indústria do Paraná.

Saiba mais em: http://www.sistemafiep.org.br/jornadadigital/

Confira na íntegra: http://www.fiepr.org.br/News95content351714.shtml

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se