Participação em Missão de Resíduos Sólidos em Portugal

Presidente do Sincabima vai a Portugal conhecer modelos de sistemas de reciclagem e tratamento de resíduos

O presidente do Sincabima, Rommel Barion, participou de um grupo organizado pela Fiep para conhecer modelos de sistemas de reciclagem e tratamento de resíduos sólidos europeus, na V Edição da Missão Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos, em Portugal. O presidente integrou o grupo como representante do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR).

O evento foi produtivo e algumas iniciativas poderão ser replicadas no Brasil, segundo Barion. “Nós conhecemos cases de tratamento de resíduos desde a coleta seletiva, triagem, reciclagem, melhoria dos aterros com o tratamento de chorume, captação e tratamento de água, geração de biocombustíveis e energia a partir dos resíduos, entre outras experiências”, conta.

Participaram da missão profissionais e interessados pela área de reciclagem e resíduos sólidos de todo o Brasil, que ficaram impressionados com a qualidade dos exemplos que conheceram. “Os portugueses estão bem avançados neste setor e estão realmente comprometidos com a sustentabilidade. A educação ambiental e cidadã faz diferença, além dos investimentos públicos”, avalia o presidente.

A conclusão é que ainda há muito a ser feito no Brasil, mas com o apoio dos portugueses, poderá ser mais fácil. O presidente pondera que, no entanto, para que haja avanços efetivos, será fundamental que o poder público apoie as inciativas do setor por meio de incentivos, regulamentação e fiscalização das ações.

Grupo da Fiep durante V Edição da Missão Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal
O secretário do Meio Ambiente de Portugal, Carlos Martins, e o presidente do InPAR, Rommel Barion, durante a V Missão Benchmarking Portugal

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se