Governo federal publica lei que regulamenta a contratação de ex-presidiários para contratos com o governo

O governo federal publicou recentemente o Decreto nº 9.450/2018, que institui a Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional (Pnat). Nela, fica permitida a inserção de presos e egressos do sistema prisional na execução de contratos públicos.

Como principal medida, o decreto institui que, em contratos com valores acima de R$330 mil, a administração pública deverá exigir que a empresa contratada empregue pessoas oriundas do sistema prisional (detentos ou ex-detentos), com o objetivo de promover a ressocialização e a geração de renda por meio de sua reinserção na sociedade. O montante de vagas deverá estar diretamente relacionado a cada contrato, e irá variar de acordo com número de empregados necessários à execução do mesmo, sendo 3% das vagas para contratos que demandem até 200 funcionários, 4% para aqueles que necessitem de 201 a 500 funcionários, 5% no caso de 501 a 1.000 funcionários e 6% para contratos que demandem mais de 1.000 funcionários.

Se encontram aptos para integrar a iniciativa, os presos que possuam autorização do juiz de Execução Penal, que comprovem aptidão, disciplina e responsabilidade, e que tenham cumprido, no mínimo, um sexto de sua pena.

Para deixar de cumprir a exigência, a administração da empresa contratada deverá comprovar a inviabilidade de contratação de mão de obra prevista pela Pnat.

Mais informações podem ser consultadas na publicação do Diário Oficial.

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se