Receitas tradicionais da Itália dão sabor aos biscoitos caseiros da Villa Anna

A centenária fábrica Villa Anna preserva a produção de biscoitos de forma artesanal, sem corantes ou conservantes, e mantém as receita tradicionais vindas da cidade italiana de Pádua pelas mãos da Famíla Vendrametto.

“Desde 1907, quando a fábrica iniciou produção, os biscoitos caseiros vêm conquistando gerações de clientes. O sabor e o aroma cativam e deliciam os consumidores fiéis”, conta Carlos Vendrametto, 73 anos, que assumiu a gestão da Villa Anna e já prepara a filha para seguir seus passos. “E ela já estuda planos de expansão para o futuro”, pontua.

A sede da fábrica, que fica num dos bairros mais nobre de Curitiba, o Juvevê, conserva as características arquitetônicas da época de sua construção e a decoração do local remete ao conforto de um ambiente italiano com peças vintage, quadros de natureza, equipamentos e fotografias da família.

Segundo Carlos, a fábrica preserva como competência e características únicas a padronização na produção, a exclusividade de suas receitas e uma tradição de quase um século produzindo biscoitos caseiros.

Ele destaca que todos os ingredientes dos biscoitos são in natura, e uma parte do processo de fabricação ainda é manual. Lembra que a Villa Anna foi a primeira fábrica de Curitiba a ter um forno elétrico.

Associada do Sincabima desde 1991, a Villa Anna está sendo administrada pela quarta geração da família. Carlos lembra que a primeira marca comercial utilizada pela empresa chamava-se Biscoitos Glória, que foi a responsável pela divulgação dos produtos até o ano de 1994. “Contra a sua vontade, a fábrica foi obrigada a mudar de marca e passou a utilizar a partir de 1994 a marca Biscoitos Pico Pato e, há 22 anos, mantém o nome Villa Anna Biscoitos Caseiros.

Em relação ao desempenho econômico da fábrica, Carlos revela que há oito anos decidiu encerrar a parceria com grandes supermercados. “Hoje os biscoitos Villa Anna são apenas encontrados no Festval e na loja da fábrica, que recebeu melhorias”. A gestão atual também informatizou processos burocráticos e administrativos para facilitar e agilizar as demandas.

Nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, a Villa Anna amargou prejuízos de cerca de 10% nas vendas. “Mas, mesmo assim, não foi preciso dispensar nenhum funcionário. Com o passar do tempo, a vacinação chegando e a crise sanitária se dissipando, apesar de lentamente, conseguimos crescer 32%, em 2021. Hoje, a loja realiza aproximadamente 120 vendas por dia”.

Carlos afirma que o distanciamento social contribuiu para aumento do movimento da loja. “A região onde fica a fábrica ainda é residencial, fator gerador de vendas, mas também concentra comércio e tem um hotel bem perto da fábrica. Os hóspedes vêm conhecer e sempre acabam comprando. Não resistem”, comemora.

O carro-chefe da produção da Villa Anna é o biscoito de polvilho, conhecido como sequilho. Engrossam de sabor e qualidade o portfólio: os biscoitos Champanhe, Mineirinha, Preciosa, Craknel, Pão de ló, Chocolito, Banana, Melito, Carolina, Rosca e Palito Doce. “Todos harmonizam com o café, chás e sucos, conferindo sabor ao café da manhã e ao lanche da tarde, ou a qualquer hora”, recomenda Carlos.

Serviço:

Villa Anna Biscoitos Caseiros
Fone:(41)3252-3034
Rua Constantino Marochi, 559 Alto da Glória,
Curitiba – PR – 80030-360

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se