Com o objetivo de buscar melhores condições de vida para a sua família, o jovem mineiro Hermínio Antonio Pennacchi, em 1955, vende o que possui em Ouro Fino (MG) e se muda para um sítio na Gleba Orle na cidade de Arapongas (PR). No estado do Sul do Brasil dedicou-se às lavouras de café, cultura conhecida como “Ouro Verde” junto com o seu irmão Angelo. Dois meses depois, a geada arrasou as plantações. O sono acabou.
Após várias tentativas de seguir com um negócio e sem êxito, mas mantendo as esperanças,
Hermínio resolve ir para São Paulo procurar emprego. Como a situação estava difícil, decide voltar para Arapongas. Compra duas malas de miudezas na Rua 25 de Março, na capital paulista, e, em fevereiro de 1962, o patriarca abre um pequeno estabelecimento comercial de 15m²: a Tabacaria Ouro Fino, em homenagem à sua cidade natal.
Os anos se passaram e o pequeno negócio começou a crescer. Em 1968, com a compra do primeiro veículo, uma perua DKV Vemag, a Tabacaria Ouro Fino se torna distribuidora exclusiva de palhas para cigarro da marca Bandeirantes, artigos para fumantes e também de algumas guloseimas, e no início da década de 1970, passa a se chamar Pennacchi. A empresa abre um centro de distribuição, na cidade de Rolândia (PR), mantendo o centro administrativo e industrial em Arapongas (PR).
O resumo da história da Pennacchi, que completa 60 anos, é contado por Paulo Hermínio Pennacchi, diretor comercial. “A empresa é incansável na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento, inovação e crescimento de seus clientes, fornecedores, colaboradores, representantes, acionistas e comunidade”, assegura. De acordo com ele, em seu segmento de atuação, a Pennacchi quer ser referência sempre para auxiliar de maneira sustentável a sociedade. “Nossos valores são: ética, transparência, sustentabilidade, respeito, inovação, cidadania e responsabilidade social”, sublinha.
A Pennacchi, associada ao Sincabima desde 1986, possui 265 funcionários e 140 representantes comerciais. Paulo Hermínio conta que a empresa comercializa aproximadamente 3 mil itens de mais de 170 fornecedores. “Atuamos nas balas e caramelos de fabricação própria, guloseimas, mercearia, confeitaria, bazar, sorveteria, festa, pet foods, brinquedos, embalagens, minimercados e supermercados. Atende quase 20 mil clientes nos ramos de food service, conveniências, padarias, atacados e distribuidores, lanchonetes, mercearias, sorveterias, restaurantes, entre outros segmentos”, pontua. Ele lembra que durante a pandemia as atividades da Pennacchi foram essenciais. “Trabalhamos todos os dias abastecendo supermercados, mini mercados, restaurantes, lojas de conveniência”.
Os planos para 2022, como explica o diretor comercial, têm como foco a responsabilidade, destacando o comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Neste contexto, a Pennacchi possui um projeto agropecuário no Oeste do Paraná, onde uma área de 2.500 hectares foi considerada Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), referência da riqueza de fauna e flora do estado.
Paulo Hermínio garante que a empresa continuará apoiando financeiramente o Projeto Crescer da Casa do Bom Menino, que atende 800 alunos das escolas municipais e estaduais de Arapongas em contra turno escolar, oriundos de famílias com renda familiar de até três salários mínimos. “Acreditamos ser possível melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente por meio de iniciativas sociais”, salienta.
Por fim, Paulo Hermínio afirma que uma das principais missões da empresa é “viabilizar soluções que contribuam para o desenvolvimento, inovação e crescimento de seus stakeholders (clientes, fornecedores, colaboradores, representantes, acionistas e comunidade)”.