Imersão em tecnologia e inovação incentivará projetos e ações em benefício das associadas ao Sincabima

A presidente do Sincabima e CEO da Carob House, Eloisa Helena Orlandi, recentemente, participou da Israel Innovation Experience 360º Academy 2022, uma imersão no ecossistema de Israel, envolvendo capacitações em negócios, tecnologia e inovação. O país tem sido reconhecido como centro de excelência nestas temáticas e práticas. 

Na iniciativa os participantes desenvolveram competências globais, de negociação e inovação em negócios. A ideia foi prepará-los a atuar globalmente, por meio de experiências práticas, incrementando network internacional para o desenvolvimento de projetos e negócios.

Atualmente, Israel, chamada de “A Startup Nation”, está em constante transformação, e apresenta várias características únicas como investimento maciço em pesquisa e desenvolvimento. O programa imersivo privilegiou palestras, debates e experiências práticas nas mais renomadas escolas em Israel e visitas a centros tecnológicos e de inovação. 

Vivência impressionante

A experiência foi impressionante, revela Eloisa. “O fato de Israel, um país com 9 milhões de pessoas, formado há 74 anos, rodeado por inimigos em constante estado de guerra desde a sua fundação, sem recursos naturais, consegue produzir mais startups do que países maiores e mais pacíficos, como o Japão, China, Coreia, Canadá e Reino Unido”, salienta. “Israel tem atraído, per capta, duas vezes mais investimentos em venture capital que os Estados Unidos e três vezes mais do que a Europa”, observa. Completa que o páis é  “A Startup Nation” porque descobriu que seu DNA único também agrega valor.

Eloisa constatou que em Israel o uso da Inteligência Artificial na agricultura, tecnologia de alimentos, entre outros segmentos é extraordinário. Sobre isso, ela relata que visitou o kibutz Hatzerim, estabelecido em 1960, um dos primeiros a quebrar o modelo da agricultura tradicional e a criar uma empresa que produz óleo de jojoba, a partir da plantação própria ao redor do kibutz. Mencionou ainda o kibutz Netafim, que iniciou as atividades comerciais em 1965, e projeta, manufatura e distribui sistemas de irrigação de água no deserto, tornando-se um líder mundial nesta área com faturamento de mais de $300 milhões/ano.

Outra visita foi à Sorek, a maior usina de dessalinização de água do oceano do mundo, pelo processo de osmose reversa (SWRO), solução desenvolvida pela união de esforços entre cientistas, universidades e indústrias. Hoje, 70% das residências utilizam água dessalinizada, com a proposta de se alcançar 100% dos domicílios nos próximos 2 anos. Além disso, 95% da água utilizada na agricultura é proveniente de reuso, fazendo crescer neste deserto todo tipo de grãos, legumes, verduras e frutas tanto para consumo próprio como para exportação.

Além disso, Eloisa destaca que  “o Tikum Olam está impregnado na cultura judaica que chama para si a responsabilidade de restaurar o mundo”. Ela afirma que “na literatura rabínica, trata-se da responsabilidade legal de se preservar a ordem social. Na era moderna, tikum olam é a busca pela justiça social, ou estabelecimento de qualidades divinas através do mundo, baseado na ideia da responsabilidade que os judeus carregam de não apenas em relação ao seu próprio bem-estar moral, espiritual e material, mas também a sociedade como um todo”, descreve.

Vanguarda

Sobre projetos inovadores nos negócios, Eloisa afirma que se o Paraná, um Estado rico em tecnologia e recursos naturais e hídricos, tivesse a possibilidade de absorver essa construção de mentalidade, o colocaria num patamar ainda mais de vanguarda, para além de onde está posicionado. No entanto, a empresária pontua que “é imprescindível a colaboração do poder público com incentivos realmente tangíveis de forma a impulsionar e implementar  o ambiente de inovação no contexto econômico local”, observa a CEO da Carob House

Com a experiência adquirida, Eloisa compreendeu que “tão importante, ou mais, que a internacionalização, em si, é a internalização do conceito da internacionalização na sua amplitude. Entender as culturas e os mercados com visão própria contribui significativamente para o sucesso de qualquer missão comercial”.

Segundo ela, a Israel Innovation Experience 360° Academy foi uma imersão completa que permitiu entender na prática a teoria acumulada em forma de conhecimento, obtido durante 3 meses intensivos de aulas online com mentores israelenses das mais diversas áreas. 

Como presidente do Sincabima, Eloisa afirma que quer compartilhar o aprendizado com as referências e informações de cada uma das empresas visitadas de forma a trazer um pouco da experiência para as indústrias da base do Sindicato.

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se