Imersão em tecnologia e inovação incentivará projetos e ações em benefício das associadas ao Sincabima

A presidente do Sincabima e CEO da Carob House, Eloisa Helena Orlandi, recentemente, participou da Israel Innovation Experience 360º Academy 2022, uma imersão no ecossistema de Israel, envolvendo capacitações em negócios, tecnologia e inovação. O país tem sido reconhecido como centro de excelência nestas temáticas e práticas. 

Na iniciativa os participantes desenvolveram competências globais, de negociação e inovação em negócios. A ideia foi prepará-los a atuar globalmente, por meio de experiências práticas, incrementando network internacional para o desenvolvimento de projetos e negócios.

Atualmente, Israel, chamada de “A Startup Nation”, está em constante transformação, e apresenta várias características únicas como investimento maciço em pesquisa e desenvolvimento. O programa imersivo privilegiou palestras, debates e experiências práticas nas mais renomadas escolas em Israel e visitas a centros tecnológicos e de inovação. 

Vivência impressionante

A experiência foi impressionante, revela Eloisa. “O fato de Israel, um país com 9 milhões de pessoas, formado há 74 anos, rodeado por inimigos em constante estado de guerra desde a sua fundação, sem recursos naturais, consegue produzir mais startups do que países maiores e mais pacíficos, como o Japão, China, Coreia, Canadá e Reino Unido”, salienta. “Israel tem atraído, per capta, duas vezes mais investimentos em venture capital que os Estados Unidos e três vezes mais do que a Europa”, observa. Completa que o páis é  “A Startup Nation” porque descobriu que seu DNA único também agrega valor.

Eloisa constatou que em Israel o uso da Inteligência Artificial na agricultura, tecnologia de alimentos, entre outros segmentos é extraordinário. Sobre isso, ela relata que visitou o kibutz Hatzerim, estabelecido em 1960, um dos primeiros a quebrar o modelo da agricultura tradicional e a criar uma empresa que produz óleo de jojoba, a partir da plantação própria ao redor do kibutz. Mencionou ainda o kibutz Netafim, que iniciou as atividades comerciais em 1965, e projeta, manufatura e distribui sistemas de irrigação de água no deserto, tornando-se um líder mundial nesta área com faturamento de mais de $300 milhões/ano.

Outra visita foi à Sorek, a maior usina de dessalinização de água do oceano do mundo, pelo processo de osmose reversa (SWRO), solução desenvolvida pela união de esforços entre cientistas, universidades e indústrias. Hoje, 70% das residências utilizam água dessalinizada, com a proposta de se alcançar 100% dos domicílios nos próximos 2 anos. Além disso, 95% da água utilizada na agricultura é proveniente de reuso, fazendo crescer neste deserto todo tipo de grãos, legumes, verduras e frutas tanto para consumo próprio como para exportação.

Além disso, Eloisa destaca que  “o Tikum Olam está impregnado na cultura judaica que chama para si a responsabilidade de restaurar o mundo”. Ela afirma que “na literatura rabínica, trata-se da responsabilidade legal de se preservar a ordem social. Na era moderna, tikum olam é a busca pela justiça social, ou estabelecimento de qualidades divinas através do mundo, baseado na ideia da responsabilidade que os judeus carregam de não apenas em relação ao seu próprio bem-estar moral, espiritual e material, mas também a sociedade como um todo”, descreve.

Vanguarda

Sobre projetos inovadores nos negócios, Eloisa afirma que se o Paraná, um Estado rico em tecnologia e recursos naturais e hídricos, tivesse a possibilidade de absorver essa construção de mentalidade, o colocaria num patamar ainda mais de vanguarda, para além de onde está posicionado. No entanto, a empresária pontua que “é imprescindível a colaboração do poder público com incentivos realmente tangíveis de forma a impulsionar e implementar  o ambiente de inovação no contexto econômico local”, observa a CEO da Carob House

Com a experiência adquirida, Eloisa compreendeu que “tão importante, ou mais, que a internacionalização, em si, é a internalização do conceito da internacionalização na sua amplitude. Entender as culturas e os mercados com visão própria contribui significativamente para o sucesso de qualquer missão comercial”.

Segundo ela, a Israel Innovation Experience 360° Academy foi uma imersão completa que permitiu entender na prática a teoria acumulada em forma de conhecimento, obtido durante 3 meses intensivos de aulas online com mentores israelenses das mais diversas áreas. 

Como presidente do Sincabima, Eloisa afirma que quer compartilhar o aprendizado com as referências e informações de cada uma das empresas visitadas de forma a trazer um pouco da experiência para as indústrias da base do Sindicato.

Palavra da Presidente

O início do milênio foi marcado por escândalos envolvendo fraudes contábeis em duas companhias “blue chips” na bolsa de valores norte americana. Se os efeitos foram devastadores, por um lado,

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se