Ao completar 43 anos de atividades, Pipoteca muda parque industrial e moderniza as operações

A Pipoteca, associada ao Sincabima desde 2006, foi fundada por Sebastião Anastácio dos Santos, um catarinense com veia empreendedora. Aos 42 anos e com experiência em agricultura, torrefação de café e até em produção de sabão, ele resolveu vender tudo o que tinha em Pouso Redondo (SC) e apostar num novo negócio em Curitiba.

Ele chegou à cidade paranaense no ano de 1978, e ao lado da esposa Plácida Domingues dos Santos e filhos, iniciou a produção de pipoca.

Alcione dos Santos, sócio e diretor comercial da empresa, revela uma curiosidade em relação ao surgimento da Pipoteca: “quem pensa que a história da empresa começou em Curitiba está muito enganado. A história da marca começou na cidade de Lages (SC), onde a família Santos, proprietária da Pipoteca, vivia na década de 60.

Resultado da fé de Sebastião, patriarca da família, a fábrica foi aberta depois de um período difícil para os Santos. Ele trabalhava numa torrefação de café em Santa Catarina que fechou as portas. Falido, o dono da empresa não tinha como acertar as contas com os funcionários demitidos.

Meu pai deixou o acerto para trás porque sabia que o homem estava passando dificuldade. A única coisa que ele pediu ao patrão antes de ir embora foi que, caso surgisse alguma oportunidade futuramente, que fosse chamado novamente para trabalhar. E assim foi. Um tempo depois, Sebastião foi convidado pelo ex-chefe para trabalhar no setor fabril de uma pequena fábrica de doces que possuía em Curitiba.

Ele aceitou o convite, porém, com uma condição: queria ser sócio da empresa. Não funcionário. Assim que conseguiu comprou a outra parte da sociedade e transformou o pequeno negócio familiar numa grande marca”.

Ele conta também que o nome surgiu da combinação de “pipoca” com “discoteca”, em alusão às danceterias da década de 1970 e na onda da novela Dancin’ Days.

Em 1978, a pipoca doce era a única guloseima produzida na fábrica e vendida para pequenos comércios da região onde estava instalada. Hoje, a Pipoteca conta com uma gama de mais de 50 produtos salgados e doces, que totalizam 7 toneladas em vendas diárias. “Para produzir tudo isso, a indústria utiliza mensalmente em torno de 1.000 sacos de 50kg de farinha de milho e canjica”, calcula Alcione.

O carro chefe da Pipoteca é uma mistura simples de farinha de milho, gordura e o tempero de manteiga, responsável por cerca de 50% das vendas e do faturamento da família. “Hoje temos uma equipe formada por 60 funcionários e atendemos prioritariamente o Paraná e Santa Catarina”.

“Estamos prestes a completar 43 anos de história (1º de agosto) e permanecer como uma marca relevante e símbolo da cidade é a nossa maior conquista”, celebra Alcione. Para ele, a empresa criou um produto popular, com baixo custo e acessível.

“A Pipoteca remete à infância, aos bons momentos. É emocionante quando alguém chega e relata que consome o nosso produto desde criança e que a agora os filhos também são fãs da marca. Além disso, tem uma questão social e econômica envolvida, pois muitas famílias são impactadas pela venda dos nossos produtos, atuando como revendedores em pequenos comércios”.

A empresa é familiar e administrada pelos 7 filhos do fundador, que estão à frente de todas as etapas da operação, desde a produção, logística e vendas. Além disso, dois netos atuam na área administrativa. “O patriarca ainda participa de todos os processos decisórios da empresa e vez ou outra pode ser visto caminhando pela loja e escritórios conferindo se tudo está no lugar”, observa Alcione.

De acordo com ele, essa relação entre marca e família é tão próxima que, em muitos momentos, se confunde a ponto de se tornar uma coisa só. “Exemplo é que um dos sabores do portfólio, o salgadinho Mostarda na Fraldinha, nasceu numa conversa de domingo na beira da churrasqueira”.

Para 2022, o planejamento estratégico da empresa prevê a mudança da planta industrial localizada hoje no Bairro Fanny, em Curitiba, para um terreno de 6 mil metros quadrados em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. “O atual parque, em frente à loja da fábrica, será transformado em um moderno centro de distribuição. A loja da fábrica permanecerá no mesmo local, ou seja, Pipoteca fresquinha e a preço baixo ainda ficarão acessíveis”. Segundo Alcione a ampliação será importante para modernizar ainda mais as operações, implementar soluções tecnológicas e atender a demanda do mercado.

Palavra da Presidente

O início do milênio foi marcado por escândalos envolvendo fraudes contábeis em duas companhias “blue chips” na bolsa de valores norte americana. Se os efeitos foram devastadores, por um lado,

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se