Conheça a Vale Fértil, referência no segmento de azeitonas

Vale Fertil Produtos
Líder em vendas no Brasil, Vale Fértil começou sua trajetória no país em 1991, por iniciativa de uma família de imigrantes espanhóis

A história da marca começou em 1947. Nesse ano, José Nucete Santiago e seus familiares partiram da Espanha e se estabeleceram no Vale de Arauco, na Argentina. Naquela região, eles encontraram condições favoráveis para iniciar o cultivo agrícola e industrial de azeitonas. Inicialmente, o Brasil era apenas um centro de distribuição dos frutos, em que importadores compravam as azeitonas colhidas e processadas na Argentina a granel. 

Entretanto, a grande exploração sobre o preço do fruto na época não permitia um desenvolvimento comercial maior. Observando a oportunidade de expansão no país, a família Nucete decidiu instalar uma empresa no Brasil para vender azeitonas e outros produtos de marca própria. Assim foi fundada Vale Fértil do Brasil, na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, em 1991. 

É nessa cidade que a empresa envasa 22 mil toneladas de azeitonas por ano, além da produção de itens como azeites e conservas. As plantações de oliveiras da Vale Fértil continuam no país que deu origem à empresa, aos pés da Cordilheira dos Andes, nas províncias de Mendoza, San Juan e La Rioja, na Argentina. Essas plantações são responsáveis por 30% da produção de azeitonas da Vale Fértil, que também tem fornecedores na Espanha, no Peru e no Egito.

Atividade principal

O negócio principal da Vale Fértil é plantar e cultivar a Olea europaea L., nome científico dado à oliveira, e comercializar seus frutos processados: as azeitonas. Por esse motivo, desde o início das atividades no Brasil é a única marca que detém o controle pleno do produto, do cultivo da oliveira até a comercialização da azeitona. 

A fábrica de São José dos Pinhais (PR) é dotada de toda a infraestrutura necessária para o recebimento e o processamento da matéria-prima e do insumo, não deixando nada a desejar em relação a fábricas espanholas, consideradas exponenciais no processamento de azeitonas. 

Desde a entrada de materiais à saída de resíduos, a empresa se preocupa com cada detalhe, em especial com a estação de tratamentos de efluentes, que devolve ao meio ambiente água tratada após o processo industrial. 

Associada ao Sincabima desde junho de 2022, a Vale Fértil tem como objetivo uma busca contínua para atingir metas mensais e resultados satisfatórios, num esforço para que seus investidores confiem no processo que caracteriza como “do campo à mesa dos consumidores”. 

Embora haja um aumento significativo do consumo de azeitonas no Brasil, nosso país ainda está distante da Espanha e de outros países europeus, onde o consumo é elevado. Isso é uma inspiração para a empresa, pois percebe o grande potencial de mercado que ainda pode conquistar. 

Números e diferenciais: do portfólio de produtos à distribuição

Contando atualmente com 320 colaboradores, a Vale Fértil possui 15 linhas de produtos aos quais fazem parte azeitonas, azeites, conservas vegetais, molhos e frutas secas. Há mais de três décadas, é uma empresa faz parte da vida dos brasileiros apaixonados por azeitona. 

Presente nas principais redes de varejo, atacados e distribuidores do país, tem produtos vendidos em todo o território nacional e é reconhecida como a líder de vendas do segmento há sete anos consecutivos, desde 2016, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Um dos principais diferenciais da Vale Fértil é o fato de deter 100% do processo produtivo. Ou seja, cuida de todas as etapas da produção, desde a plantação das oliveiras até a colheita, o envase e a distribuição aos pontos de venda. Isso garante o total controle de qualidade dos produtos, como azeitonas, azeites, frutas secas, vegetais em conserva e molhos de alho e pimenta.

Esse cuidado foi reconhecido internacionalmente. A Vale Fértil possui o certificado FSSC 22000, que segue a normativa de segurança de alimentos da Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI). Para isso, a indústria passa por auditorias internas e externas rigorosas. “Essa certificação é uma garantia da segurança e qualidade dos produtos da marca”, afirma Lauren Vicki, supervisora de qualidade e responsável técnica da Vale Fértil.

Inovação, presença online e projetos futuros

A Vale Fértil foi pioneira ao lançar produtos inéditos no Brasil e mesmo em meio à pandemia não estagnou. Na categoria de azeitonas, é pioneira em desenvolver tecnologias e produtos inovadores e lançar o primeiro snack de azeitonas do Brasil.

A marca também foi precursora no país ao utilizar as embalagens sachês e doypacks para azeitonas, que são mais modernas e econômicas, além de azeitonas light, azeitonas em vidro de 360g, a utilizar rótulos adesivos para vidros e origens do fruto. 

A Vale Fértil está completando 31 anos, sempre conectada com as últimas tendências. Para manter presença online, a empresa desenvolveu um novo site institucional, lançado em 2021 para atender ao rápido crescimento virtual da sociedade. Agora, consumidores apaixonados por azeitonas e outros produtos da Vale Fértil poderão acessar o conteúdo da empresa de qualquer lugar do Brasil.

Para os supermercadistas, a empresa também inovou. Foi desenvolvida uma nova plataforma de e-commerce B2B para facilitar a distribuição dos produtos. Nessa plataforma, hospedada no domínio vendasvalefertil.com.br, é possível atender aos compradores de todas as regiões do país. 

Para os próximos anos, a empresa tem como planejamento aumentar a participação da marca Vale Fértil na categoria de azeites, expandir importações da categoria de azeitonas (aumentar em 10%) e aumentar a capilaridade de marca seguindo o objetivo de estar em todos os pontos de vendas do Brasil. São dados realmente ousados, e que demonstram o potencial de desenvolvimento de uma marca que já conquistou o coração dos brasileiros e, também, do povo paranaense! 

PALAVRA DA PRESIDENTE

O mês de setembro foi marcado, em grande parte, pelo cenário político que temos vivenciado, por ocasião das eleições. A expectativa do resultado se arrastou para o 2º turno, que

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se