A história da marca começou em 1947. Nesse ano, José Nucete Santiago e seus familiares partiram da Espanha e se estabeleceram no Vale de Arauco, na Argentina. Naquela região, eles encontraram condições favoráveis para iniciar o cultivo agrícola e industrial de azeitonas. Inicialmente, o Brasil era apenas um centro de distribuição dos frutos, em que importadores compravam as azeitonas colhidas e processadas na Argentina a granel.
Entretanto, a grande exploração sobre o preço do fruto na época não permitia um desenvolvimento comercial maior. Observando a oportunidade de expansão no país, a família Nucete decidiu instalar uma empresa no Brasil para vender azeitonas e outros produtos de marca própria. Assim foi fundada Vale Fértil do Brasil, na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, em 1991.
É nessa cidade que a empresa envasa 22 mil toneladas de azeitonas por ano, além da produção de itens como azeites e conservas. As plantações de oliveiras da Vale Fértil continuam no país que deu origem à empresa, aos pés da Cordilheira dos Andes, nas províncias de Mendoza, San Juan e La Rioja, na Argentina. Essas plantações são responsáveis por 30% da produção de azeitonas da Vale Fértil, que também tem fornecedores na Espanha, no Peru e no Egito.
Atividade principal
O negócio principal da Vale Fértil é plantar e cultivar a Olea europaea L., nome científico dado à oliveira, e comercializar seus frutos processados: as azeitonas. Por esse motivo, desde o início das atividades no Brasil é a única marca que detém o controle pleno do produto, do cultivo da oliveira até a comercialização da azeitona.
A fábrica de São José dos Pinhais (PR) é dotada de toda a infraestrutura necessária para o recebimento e o processamento da matéria-prima e do insumo, não deixando nada a desejar em relação a fábricas espanholas, consideradas exponenciais no processamento de azeitonas.
Desde a entrada de materiais à saída de resíduos, a empresa se preocupa com cada detalhe, em especial com a estação de tratamentos de efluentes, que devolve ao meio ambiente água tratada após o processo industrial.
Associada ao Sincabima desde junho de 2022, a Vale Fértil tem como objetivo uma busca contínua para atingir metas mensais e resultados satisfatórios, num esforço para que seus investidores confiem no processo que caracteriza como “do campo à mesa dos consumidores”.
Embora haja um aumento significativo do consumo de azeitonas no Brasil, nosso país ainda está distante da Espanha e de outros países europeus, onde o consumo é elevado. Isso é uma inspiração para a empresa, pois percebe o grande potencial de mercado que ainda pode conquistar.
Números e diferenciais: do portfólio de produtos à distribuição
Contando atualmente com 320 colaboradores, a Vale Fértil possui 15 linhas de produtos aos quais fazem parte azeitonas, azeites, conservas vegetais, molhos e frutas secas. Há mais de três décadas, é uma empresa faz parte da vida dos brasileiros apaixonados por azeitona.
Presente nas principais redes de varejo, atacados e distribuidores do país, tem produtos vendidos em todo o território nacional e é reconhecida como a líder de vendas do segmento há sete anos consecutivos, desde 2016, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Um dos principais diferenciais da Vale Fértil é o fato de deter 100% do processo produtivo. Ou seja, cuida de todas as etapas da produção, desde a plantação das oliveiras até a colheita, o envase e a distribuição aos pontos de venda. Isso garante o total controle de qualidade dos produtos, como azeitonas, azeites, frutas secas, vegetais em conserva e molhos de alho e pimenta.
Esse cuidado foi reconhecido internacionalmente. A Vale Fértil possui o certificado FSSC 22000, que segue a normativa de segurança de alimentos da Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI). Para isso, a indústria passa por auditorias internas e externas rigorosas. “Essa certificação é uma garantia da segurança e qualidade dos produtos da marca”, afirma Lauren Vicki, supervisora de qualidade e responsável técnica da Vale Fértil.
Inovação, presença online e projetos futuros
A Vale Fértil foi pioneira ao lançar produtos inéditos no Brasil e mesmo em meio à pandemia não estagnou. Na categoria de azeitonas, é pioneira em desenvolver tecnologias e produtos inovadores e lançar o primeiro snack de azeitonas do Brasil.
A marca também foi precursora no país ao utilizar as embalagens sachês e doypacks para azeitonas, que são mais modernas e econômicas, além de azeitonas light, azeitonas em vidro de 360g, a utilizar rótulos adesivos para vidros e origens do fruto.
A Vale Fértil está completando 31 anos, sempre conectada com as últimas tendências. Para manter presença online, a empresa desenvolveu um novo site institucional, lançado em 2021 para atender ao rápido crescimento virtual da sociedade. Agora, consumidores apaixonados por azeitonas e outros produtos da Vale Fértil poderão acessar o conteúdo da empresa de qualquer lugar do Brasil.
Para os supermercadistas, a empresa também inovou. Foi desenvolvida uma nova plataforma de e-commerce B2B para facilitar a distribuição dos produtos. Nessa plataforma, hospedada no domínio vendasvalefertil.com.br, é possível atender aos compradores de todas as regiões do país.
Para os próximos anos, a empresa tem como planejamento aumentar a participação da marca Vale Fértil na categoria de azeites, expandir importações da categoria de azeitonas (aumentar em 10%) e aumentar a capilaridade de marca seguindo o objetivo de estar em todos os pontos de vendas do Brasil. São dados realmente ousados, e que demonstram o potencial de desenvolvimento de uma marca que já conquistou o coração dos brasileiros e, também, do povo paranaense!