Na manhã do dia 9 de agosto aconteceu o lançamento e inauguração oficial da 1ª Escola SESI de Referência da Indústria no Brasil, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Essa é uma educação totalmente inovadora, que faz com que os jovens e as crianças queiram estudar, aprender e adquirir conhecimento para a vida”, disse Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante evento de inauguração da Escola.
O Projeto, que tem iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do SESI Nacional e foi realizado em parceria com o a FIEP, tem como proposta o uso da metodologia STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com objetivo de inspirar os alunos matriculados a serem protagonistas no mercado de trabalho.
A presidente do Sincabima, Eloísa Helena Orlandi, é também Conselheira Regional do Sesi-PR e esteve prestigiando o evento por compreender a importância desse pioneirismo para a promoção de uma educação inovadora. “Por meio das escolas SESI de Referência, as empresas paranaenses terão muito a ganhar, com uma mão de obra mais qualificada de nossos jovens e crianças. A evolução na educação pode ter como consequência direta um impacto positivo para o setor industrial e a sociedade paranaense como um todo”, comemora.
O Projeto prevê a implantação de 40 escolas deste mesmo modelo em 24 estados – o Paraná o primeiro contemplado. Para 2023, já está previsto o lançamento de uma segunda unidade em Londrina, no norte pioneiro.