Conheça nossa associada Annihaus: empresa de agricultura familiar que tem raiz forte!

Tudo começou em 1908, quando a família Pajewsky imigra da Polônia para o Brasil, chegando em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Assim como muitos imigrantes, vinham da Europa com o desejo de fixar moradia e trabalhar. Assim, começam a cultivar grãos e hortaliças tanto para consumo familiar, quanto para vender a vizinhos.  

A partir dos anos 70, os agricultores Eduardo Pajewsky e Helena Kosdra Pajewsky (in memoriam) e seu filho Wilson, começam a cultivar raiz forte na propriedade. A planta tem origem europeia e é amplamente difundida e utilizada na culinária de diversos países, tendo inúmeros nomes populares como rábano-bastardo, rábano-picante, rábano-silvestre, dentre outros. Geralmente, a raiz forte é usada como condimento para acompanhar massas cozidas, fritas ou assadas, além de servir como tempero.

Nascimento da empresa

Primeiramente, a comercialização de raiz forte por parte da família Pajewsky era informal. A maior parte das vendas se davam no Mercado Municipal de Curitiba, além de algumas mercearias, tradicionais até hoje, no centro da cidade. Na década de 90, Wilson se casa com Anibela Maria Feltz. Em pouco tempo, ambos começam a perceber que a venda do produto tinha potencial. 

Assim, em outubro de 1995, a empresa é oficialmente fundada tendo como razão social o nome de Anibela Maria Feltz Pajewsky ME (sendo Anni Conservas o nome fantasia). Mais tarde, em 2000, o nome fantasia muda para Annihaus, ocasião em que, desde 13/06/2006, é associada ao Sincabima. Mais tarde, ao início de 2022, Aline Cristina Feltz Pajewsky, filha do casal, assume a sociedade da empresa cim conjunto com a mãe, e a razão social da empresa passa para “Annihaus Indústria e Comércio de Alimentos Ltda”. 

Números e distribuição 

Dedicada à fabricação de conservas de legumes e vegetais, como tomate seco em conserva, além de suspiro e geleias, a Annihaus conta com uma propriedade rural que possui área de 100 mil m², local onde localiza-se a agroindústria familiar (com cerca de 260 m²). No local, dá-se o plantio da raiz forte, que ocupa cerca de 4 hectares da propriedade (40 mil m²), além de outros legumes e vegetais.

Os produtos da empresa são distribuídos para todo Paraná, além de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Por ser um empreendimento familiar, hoje a Annihaus conta com 3 funcionários fixos, buscando crescer no mercado por meio da internet. Hoje, conta com website para realização de vendas via e-commerce, além de distribuidores regionais.

Segurança, qualidade e projetos futuros

A empresa está inserida no Programa da Agricultura Familiar do Estado de Paraná, via iniciativa da SEAB-EMATER, e também no Programa “Selo do Alimentos”, coordenado pelo SEBRAE-TECPAR e FIEP. 

Preocupada em distribuir produtos seguros e de qualidade, a empresa tem acompanhamento, em todos os seus processos, de profissionais capacitados – desde o cultivo (engenheiro agrônomo ou técnico agrícola) até o processamento da matéria-prima (nutricionista ou engenheiro de alimentos).

Para o futuro, os propósitos da Annihaus visam expandir as vendas online e desenvolver novos produtos. Quando questionada sobre qual foi a maior conquista da empresa até o momento, Aline Cristina Feltz Pajewsky, sócia-proprietária, como boa descendente polonesa, não titubeia: “Sem dúvida, ter o reconhecimento e fidelidade de nossos clientes e consumidores, graças à qualidade e ao bom atendimento que prestamos”. Estas palavras são prova de que além de cultivar a raiz forte, a Annihaus tem trilhado uma história de sucesso por ser proveniente também de uma raiz forte! 

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se