Conheça o legado da Carob House: uma empresa inovadora

A Carob House é a empresa que trouxe a alfarroba para o Brasil e desenvolveu receitas deliciosas de produtos alternativos ao chocolate convencional. Foi fundada em 2002 e é associada ao Sincabima desde 09/12/2015. 

A ideia surgiu no início de 1999 quando, à espera para cortar o cabelo, uma reportagem de revista comentava a dificuldade de uma parcela da população brasileira que, à época da Páscoa, não tinha alternativas ao chocolate convencional para casos de restrições alimentares. Como a alfarroba em pó já era conhecida da família dos sócios-fundadores, Carmine Giunti e Eloísa Helena Orlandi, imediatamente a reportagem lhes chamou à atenção: perceberam que havia ali um potencial de negócio. 

Assim, iniciou-se o estudo para utilizar uma receita de massa de alfarroba que pudesse ser moldada em diferentes formas para esse público específico e todos os que buscam por uma opção de alimento saudável. Foram quase cinco anos de pesquisas e desenvolvimento, até que o novo produto fosse lançado no mercado, em 2003.

Embora seja uma empresa familiar, toda a gestão da Carob House é feita de forma profissional, tendo optado por um plano de Governança Corporativa e preparo para o futuro. Em 2015, a empresa se transformou em uma sociedade anônima fechada e, desde então, a continuidade do negócio vem sendo desenhada de forma a garantir a sua perpetuidade, independentemente de quem se sentar na cadeira como CEO.

Principais produtos e missão inclusiva

A Carob House fabrica saúde. Desde o cuidado com o meio ambiente – a sede está localizada no meio de um bosque de araucárias, preservando o seu entorno, e inovando, também, no tratamento de efluentes com raízes, o que faz com que toda a água utilizada na fábrica seja devolvida ao meio ambiente na sua pureza original – até na seleção criteriosa das matérias primas, cuja homologação passa por toda uma análise da Área de Qualidade, de modo a assegurar que o produto final chegue ao consumidor final traduzindo todo esse conceito de saudabilidade, sustentabilidade e governança.

Os produtos comercializados são: a alfarroba em pó, que é a principal matéria prima e que pode ser utilizada em confeitaria e bebidas em substituição ao cacau em pó, mix de alfarroba, usado para bebidas quentes ou frias, barras, tabletes com frutas, castanhas, drageados, creme de avelã e barrinhas de frutas ou castanhas nobres com cobertura de alfarroba.

Por serem as primeiras a serem lançadas no mercado, as barrinhas de Alfarroba com Banana e Alfarroba com Coco são as mais populares, embora os demais sabores estão conquistando cada vez mais os paladares mais exigentes. A Alfarroba com Creme de Avelã é única! Produzida com 100% de pasta de avelã, a formulação também possui patente outorgada pelo INPI.

Os produtos da Carob House cumprem com uma missão bastante original: são inclusivos, ou seja, podem ser consumidos por todos, inclusive para pessoas que possuem restrição alimentar por ideologia ou saúde.

Abrangência e distribuição

A Carob House conta com distribuidores em nível nacional, atendimento em redes de varejo e um eficiente e personalizado atendimento pelo WhatsApp, além do e-commerce, que tem sido fortemente impulsionado em razão da mudança de hábito do consumidor durante a pandemia – mudança essa que veio para ficar. 

Em 2022, iniciou exportações para a Suíça, em parceria com uma tradicional fábrica de chocolates em Friburgo, cidade onde está sediada a Carob House Swiss S/A, que deverá, em breve, estar produzindo localmente de forma a abastecer o mercado externo, principalmente europeu, asiático e israelense.

Conquistas e perspectivas para o futuro

Desde a fundação, a Carob House não parou mais com as suas inovações, tendo obtido várias patentes no Brasil e em vária partes do mundo: Europa, Ásia, África e América do Norte. Nesses 20 anos de história, também conquistou o selo vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a certificação de alimento kosher da Beit Din Kashrut (BDK). 

A Carob House é uma empresa inovadora e recebeu vários prêmios de expressão nacional, dentre os quais, a última edição do prêmio FINEP, do Ministério da Ciência e Tecnologia, ficando entre as empresas mais inovadoras do país.  

Certamente, dentre algumas das maiores realizações da marca, se destaca a obtenção de suas patentes, especialmente na Alemanha, que é considerado o país mais inovador em termos de alimentação funcional e “livres de”. Conquistar uma patente no segmento de alimentos é muito raro. A Carob House possui, além da Alemanha, direito de propriedade em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Suíça, Reino Unido, China, Japão, Singapura, Índia, Israel, Canadá, México, África do Sul – além de 8 patentes só no Brasil. 

Tudo isso permitirá que, pelo menos ao longo dos próximos 15 anos, a Carob House mantenha seu protagonismo como empresa inovadora. Outra conquista foi o selo de intenção ESG, que está totalmente alinhado à verdadeira essência da Carob House, já que seu diferencial comporta a perspectiva de que não basta apenas criar um produto saudável: é necessário preservar o meio-ambiente, que é a verdadeira fonte de bem-estar.

Para 2023, os planos são o fortalecimento do negócio e expandir o mercado nacional e internacional, de modo a abstrair o melhor retorno dos investimentos no Brasil e no exterior.

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se