Barion: a incrível fábrica de chocolate dos paranaenses

Reconhecida como indústria especialista na produção de wafer nacional – e por suas combinações irresistíveis com o chocolate – a Barion é uma empresa paranaense de referência na área de biscoitos e ovos de Páscoa. Criada em 1960, produz em sua fábrica em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, quase 80 itens, atingindo uma produção aproximada de 400 toneladas/mês. A empresa é associada ao Sincabima desde 28 de agosto de 1986 e é uma das marcas mais conceituadas do setor de alimentos do país. 

O início dessa história de sucesso começou de maneira simples, na década de 1960. Vindo de Marília, interior de São Paulo, Ricardo Barion chegou em Curitiba com o objetivo de montar uma distribuidora de doce. Alugou uma loja no Centro, onde 1/3 do espaço era destinado ao quarto onde ele vivia. Na época, a família trabalhava vendendo doces, biscoitos, confeitos e similares.

Em 1971, a empresa passou a fazer seus próprios produtos. Nesse período, ocorreu a especialização principalmente na produção de chocolates e ovos de Páscoa. Sete anos depois, a família decidiu lançar o pão de mel, produzido a partir de uma receita passada de geração para geração, vinda da bisavó Barion. A partir do pão de mel, a marca ganhou notoriedade nacional, pois foi a primeira a distribuir o doce no Brasil.

Profissionalização

Buscando profissionalizar sua gestão familiar, em 2004 a Barion iniciou um processo de reestruturação de gestão e frentes de atuação, começando com a revitalização da sua linha de produtos para buscar novas oportunidades. Várias ações foram realizadas para criar uma nova imagem institucional e ampliar sua atuação em segmentos que estavam iniciando no Brasil e com tendência de alta. 

A partir de 2011, a terceira geração da família Barion começou a atuar na gestão da empresa, promovendo diversas iniciativas inovadoras no modelo de gestão. Em 2012, iniciou-se um trabalho focado em branding, no qual houve um reestudo das identidades visuais e posicionamento das marcas. O avô e fundador Ricardo faleceu na década de 1990, os filhos Ricardo Junior, Roberto e Rommel acompanham mais a distância o funcionamento da fábrica que é gerido pelos irmãos Fernanda, Alexandre e o primo Leonardo.

A marca é reconhecida nacionalmente por seus biscoitos, cookies, bombons, chocolates, creme de avelã, pão de mel, tubetes, casquinha de sorvete, placa de wafer e confeitos de goma. Dentro desse leque de produtos, dois deles se destacam: o Pão de Mel, com receita criada pela bisavó Barion, que leva como ingrediente principal o mel natural.  Outro destaque é o rolinho de wafer, que foi o primeiro do Brasil, lançado em 1978 e chamado Tubetes. Estes produtos são alguns dos mais adorados pelas famílias brasileiras e campeões de venda.  

Destaque nacional e prêmios

Nos últimos anos a empresa não parou de crescer e ganhar mercado nas suas frentes de atuação. O ano de 2019 foi um ano de conquistas muito importantes. A Barion foi selecionada em meio a mais de 200 empresas no Brasil inteiro para participar do programa Scale up da Endeavor, que objetiva formar uma rede de troca de experiências entre empreendedores auxiliando no alto crescimento. Outra grande conquista foi a seleção da Barion pela revista Exame entre as 100 médias e pequenas empresas que mais cresceram no país em 2018.

Ao longo da sua história, a Barion conquistou muitos outros prêmios, como o Prêmio de Reconhecimento na Excelência e Qualidade concedido pelo Grupo Dia, uma das maiores redes de supermercados de descontos do mundo.  A Barion também foi reconhecida como uma empresa que atua com as melhores práticas de estágio, com o Prêmio IEL de Estágio em 2014. 

Os prêmios consolidam a visão da marca e seu posicionamento no mercado, indicando que as ações tomadas pela empresa a colocam no caminho certo. A razão de existir da Barion é proporcionar momentos de felicidade na vida das pessoas.

Além de produzir para grandes indústrias, a Barion está presente em canais que atendem diretamente o consumidor final e o público profissional, com as marcas Barion, Tubetes®, Mendo Wafer®, NutCream® e Barion Food Service, que inclusive podem ser adquiridos por seus canais na internet. 

Atuando com inovação e qualidade, a empresa pensa sempre na satisfação dos seus clientes. Por esse motivo, esse meio de atuação é essencial para manter a proximidade com o cliente final. Uma das vantagens da Barion em relação a concorrência é que a loja física está ao lado da fábrica. O produto já sai da fábrica para as prateleiras, com um bom desconto se comparados às outras lojas. O preço lá na loja pode ser até 20% menor que em outros estabelecimentos. A loja está localizada na Rua Carmen Zanon, 1736, no bairro Colônia Faria, em Colombo.

Palavra da Presidente

Escrevo essa mensagem como presidente reeleita do Sincabima para o próximo triênio, com direito a uma linda e significativa cerimônia de posse preparada carinhosamente pela Jéssica! Os desafios serão ainda

Leia mais »

Eventos Agendados

Conheça as Vantagens e associe-se

Associe-se